quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Flutuar...
Apesar dos navios terem uma massa de milhares de toneladas eles conseguem flutuar à superfície dos oceanos. Como se explica este fenómeno?

Quando um navio se movimenta à superfície dos oceanos, a parte imersa do navio, isto é, a parte do navio que fica mergulhada na água, desloca um certo volume de água. Este volume de água deslocado tem um determinado peso.
Segundo a Lei de Arquimedes, todo o corpo mergulhado num líquido fica sujeito a uma força vertical, dirigida de baixo para cima, de valor igual ao peso do volume do líquido que o corpo deslocou, a que se dá o nome de impulsão. Deste modo, o navio desloca um volume de água de peso igual a esta força de impulsão. Para que o navio flutue esta força de impulsão tem que ser igual ou superior ao seu peso.
Se não existisse esta força de impulsão o navio apenas estaria sujeito ao seu peso que o “puxaria” para o fundo do oceano. Quanto maiores forem os navios, maior será o seu peso, logo maior terá que ser o volume de água deslocado para que maior seja, também esta força de impulsão que tem que ser igual ou superior ao peso do navio.

Sem comentários: